Você já parou pra pensar que o seguro auto pode variar bastante de valor e tudo vai depender da escolha da Cia Seguradora? Primeiramente tenha a consciência e o cuidado de prestar as informações verdadeiras ao seu Corretor, pois o barato pode sair caro.

Antes de disponibilizar as dicas, deixamos o alerta para seguros realizados por associações e sindicatos e os seguros feitos online. Seguros por associações e sindicatos não têm regulamentação na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Além disso, ao fazer um seguro, a tendência do consumidor é querer pagar menos, mas querer o máximo de qualidade em serviços na hora em que precisa. Então, fica a dica: Muito cuidado para não contratar um seguro errado. Seguro só com corretor de seguros.

Se você quer economizar na hora de fazer o seu seguro, confere as dicas que vamos deixar aqui.

Você precisa saber que o cálculo do seguro é feito de acordo com o seu perfil (questionário de avaliação de risco), então dependendo de onde mora, sua faixa etária, sexo e rotina, o seguro automotivo pode ficar mais em conta.  Além, é claro, das coberturas contratadas e franquia e do modelo do veículo, que a depender do índice de sinistralidade e roubo/furto pode ter sua tarifa agravada. Ex.: carros populares são os mais vendidos e consequentemente estão mais sujeitos à sinistros. Com base nessas informações, as seguradoras calculam o valor do seguro.

Pessoas com mais tempo de habilitação e mais idade, geralmente, conseguem os melhores valores de seguro. Já os mais jovens e inexperientes ao volante representam, estatisticamente, maior risco e, por isso mesmo, o valor do seguro tende a ser mais elevado. Não adianta fazer o seguro de um automóvelmencionando como condutor uma pessoa mais velha, quando o condutor habitual do veículo é de uma pessoa mais jovem, para tentar reduzir o custo o seguro. A integridade na hora de passar as informações devem ser mantidas por ambas as partes: corretor e cliente.

O que pode deixar o seguro mais caro ou barato?

Prestar as devidas e verdadeiras informações é fundamental, com a evolução da tecnologia o índice de fraude tem diminuído e quem prestar informações inverídicas corre um grande risco.

Então, fale a verdade e contrate um profissional de verdade. O corretor de seguros pode dar a melhor assistência e contribuir com o melhor atendimento na hora em que você precisa. Barato de verdade, só com informação verdadeira e corretor oficial.

4 fatores que interferem no valor do seguro

A região onde o carro circula, a condição de novo ou antigo, o perfil do motorista (solteiro, casado, idade etc), a quantidade de coberturas que se faz necessário para o veículo. Abaixo, uma lista com 4 fatores que podem interferir no preço da apólice: ⠀

1. Local de estacionamento. Se o veículo fica numa garagem, ele está menos exposto a riscos, como sofrer roubo e furto. Ao deixar o veículo estacionado na rua, o contrário acontece, a exposição é maior, por isso, aumenta o valor do seguro.

2. Uso de rastreador. Ao usar um rastreador instalado no veículo, ele garante uma redução no valor do seguro, pois a ferramenta é uma grande aliada das autoridades na busca de um carro que foi roubado ou furtado.

3. Motoristas imprudentes. Sinistros anteriores qualifica o condutor de veículos como imprudentes na análise do perfil. O fato pode acarretar no aumento do preço da apólice.

4. Condutor iniciante. Condutores de veículos inexperientes terão um preço maior na contratação da apólice. Entende-se que o risco de ocorrer sinistro em jovens condutores é maior que em motoristas mais experientes.