Antes de escolher a melhor opção de seguro para o seu veículo, leia esse post e conheça os 4 tipos de franquias utilizados pelas Seguradoras.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que um seguro automotivo não é apenas necessário, ele é fundamental para sua comodidade e segurança, vivendo em uma cidade como Fortaleza, com trânsito intenso, as possibilidades de ocorrência de sinistro são grandes e um seguro previne contra gastos inesperados, porém geralmente é cobrada uma taxa específica chamada franquia que é um valor obrigatório, pago à oficina pelo segurado, para realizar o reparo do veículo. Mas atenção, muitas vezes há benefícios por se fazer o serviço em oficinas referenciadas da seguradora. Quando fizer a cotação dos seguros, lembre-se de escolher não apenas pelo valor, mas pelo tipo de franquia. Compare as propostas e analise a que mais se adequa a sua rotina. Conheça os 4 tipos de franquia de seguro automotivo:

Franquia normal do seguro automotivo

Quanto maior a sua participação nos reparos do veículo, menos é a tarifa e consequentemente o preço do seu seguro. 

Franquia reduzida do seguro do automotivo

Trata-se de 50% do valor da franquia normal ou obrigatória. É inversamente proporcional, logo o custo do seguro tende a crescer um pouco.

Franquia majorada do seguro automotivo

Esse tipo de franquia custa o dobro da franquia normal e, justamente por isso, deixa o valor do seguro bem menor, podendo ser acionada apenas em casos de acidentes mais graves.

Isenção de Franquia do seguro do automotivo

Esse tipo de franquia é oferecido por algumas seguradoras e tende a ser mais cara, pois representa uma cobertura adicional, e o segurado não arca com parte dos custos em caso de sinistro.

#DicaBônus

Sabia que você não paga franquia em caso de perda total do veículo? Em situações de roubo, caso ele não seja encontrado ou em casos de acidente onde não seja possível recuperar o veículo. Mas fique atento, a seguradora só considera como perda total quando o valor do conserto é igual ou superior a 70% do valor do veículo no mercado.